Livre-se de alguns mitos e crenças sobre empreendedorismo e construa o seu caminho para o sucesso.

Muitas pessoas desejam um dia se tornar um empreendedor bem sucedido, e o simples fato de você estar lendo este artigo neste momento já é um grande indício de que você é uma delas. E isso é simplesmente fantástico.

Mas o fato é que existem muitos mitos e pensamentos equivocados sobre esta espécie empresarial que permanecem vivos e ganham força nos dias de hoje. Alguns eu considero ingênuos e bobos, mas outros são profundamente enganosos e prejudiciais aos que desejam obter sucesso como empreendedor.

Sete mitos sobre empreendedorismo que você deve conhecer (Imagem: Reprodução / Otton Moura)

Sete mitos sobre empreendedorismo que você deve conhecer (Imagem: Reprodução / Otton Moura)

A idéia deste artigo é tentar desmistificar alguns desses mitos e pensamentos. Afinal, a sua caminhada para se tornar um grande empreendedor de sucesso pode estar começando agora e você não vai querer ficar rodeado deles, tornando sua caminhada mais árdua do que normalmente é. Faça um bom proveito e sucesso.

7 Mitos sobre Empreendedorismo

Mito 1: Os empreendedores já nascem prontos.

O primeiro mito sobre o empreendedorismo, é o que afirma que as pessoas não conseguem aprender a empreender e que os verdadeiros empreendedores já nascem com um “espírito” de empreendedor, ou melhor dizendo, as pessoas já nascem com um gene de empreendedorismo.

Este pensamento é totalmente errado e derrotista. Existem sim habilidades concretas que aumentam muito a probabilidade de se obter um grande sucesso como empreendedor.

Habilidades e conhecimentos nas áreas de gerenciamento, gestão, vendas e consumo de produtos (apenas para citar algumas) não são geneticamente obtidas por algumas pessoas mais sortudas que outras. Ao contrário, essas habilidades podem ser ensinadas e aprendidas e é por isso que você deve se livrar do pensamento de que existe um gene do empreendedorismo em cada empreendedor de sucesso.

Este gene não existe e portanto nunca será encontrado. Qualquer pessoa que se dedique a aprender a empreender, é um empreendedor de sucesso em potencial.

Mito 2: Empreender sozinho é melhor.

O segundo mito sobre empreendedorismo é o pensamento de que construir um negócio do zero, e de preferência sozinho, é melhor do que empreender em equipe.

Você já deve ter ouvido muitas histórias de pessoas que abriram um negócio sozinhas e obtiveram um grande sucesso. Não esqueça que você tomou conhecimento dessas histórias porque elas viraram notícia, mas não necessariamente são as que existem em maior número. Na verdade essas incríveis e impressionantes histórias de sucesso são a minoria.

Se você parar para pesquisar mais atentamente, vai descobrir que a grande maioria das histórias de empreendedorismo bem sucedido, acontece justamente com pessoas que uniram forças, juntaram conhecimentos e construíram parcerias produtivas e duradouras.

Começar um negócio individualmente é bem possível e você pode obter muito sucesso dessa forma, mas construir a sua equipe dos sonhos desde cedo aumenta muito a probabilidade de sucesso. Leve isso em consideração.

Mito 3: Empreendedores são as pessoas mais inteligentes da escola.

O terceiro mito sobre empreendedorismo é que os empreendedores são ou foram as pessoas mais inteligentes em sua sala de aula.

Bem, sabemos que nem sempre isso é verdade. É muito improvável (eu disse improvável) que os empreendedores sejam ou tenham sido os melhores alunos de sua classe. E isso não significa que eles não são inteligentes. Na verdade são.

O que acontece é que eles tendem a se concentrar em algo que os fascina profundamente e ficam focados nisso.

Como resultado disso, suas notas nada mais são do que um reflexo dos seus interesses. Diferentemente dos melhores alunos da sala, os futuros empreendedores estão mais propensos a tirar boas notas em apenas uma ou duas matérias que no todo. Em geral, as melhores notas apenas comprovam que aqueles alunos foram mais focados e didicados naquelas matérias. Independente das notas, foco e dedicação é que formam empreendedores de sucesso.

Mito 4: Todos os empreendedores são carismáticos.

O quarto mito sobre empreendedorismo é que os empreendedores são pessoas carismáticas e esse carisma é a chave para o sucesso..

Essa crença muitas vezes se deve principalmente à popularidade de líderes empreendedores famosos, como Bill Gates, Steve Jobs, Mark Zuckerberg, entre outros. Porém, com um olhar mais atento, você vai perceber que mais do que carisma, esses grandes líderes e empreendedores possuem características diferenciadas como visão empreendedora, pensamento sistemático, habilidades analíticas, uma boa pitada de humildade e ambição, além é claro de muita disciplina na execução de seus projetos.

Mesmo tendo uma parcela de importância, o carisma por sí só não é uma característica decisiva para transformar uma pessoa em líder ou empreendedor bem sucedido. E se você acha que não tem tanto carisma assim, não se preocupe, foque nas características que realmente importam.

Mito 5: Empreendedores de sucesso amam correr riscos.

O quinto mito sobre empreendedorismo é o que afirma que os empreendedores amam correr riscos.

Em muitos casos o que ocorre é justamente o oposto. A grande maioria dos empreendedores e empresários bem sucedidos não gostam de jogos de azar. E por que deveriam? Qual o motivo de ir a um casino onde você não tem controle algum sobre os resultados obtidos?

Na verdade, os grande empreendedores e empresários de sucesso, preferem correr riscos de forma inteligente. Eles se esforçam para reduzir ao máximo possível o risco e procuram assumir somente riscos calculados onde eles sentem que tem uma vantagem e podem controlar seus resultados.

Mito 6: Empreendedores são indisciplinados.

O sexto mito sobre empreendedorismo é que os empreendedores são indisciplinados.

Neste caso, o que ocorre é exatamente o contrário. Os empreendedores de sucesso tem extrema auto-disciplina, justamente porque no início tem poucos recursos, nenhuma reputação e uma quantidade finita de tempo para alcançar o sucesso.

Fazendo uma analogia, é como se fosse um jogo de ataque contra defesa, onde os empreendedores são os atacantes e a defesa são as empresas com um mercado já estabelecido. E é exatamente por isso que os empreendedores devem ser bem mais disciplinados. É preciso muita disciplina para vencer a defesa.

E como aprendem isso desde o início de seu negócio, eles permanecem com essa característica mesmo depois de terem atingido o sucesso desejado.

Mito 7: Tudo o que o empreendedor toca vira ouro.

O sétimo mito sobre o empreendedorismo é o que diz que tudo o que o empreendedor toca vira ouro (Complexo de Midas).

Devido as várias histórias conhecidas de empreendedores bem sucedidos, muitos acreditam que todo empreendimento ou projeto onde empreendedores estão empenhados, se transformam em sucesso garantido.

Não é bem assim. Não basta ser empreendedor para obter sucesso profissional. É necessário uma série de características como: conhecimento, preparação, trabalho, persistência e dedicação.

Não são poucas as histórias de empreendedores que fracassaram em mais de um projeto antes de obter o sucesso, por um ou por outro motivo. O importante é avaliar os motivos que levaram ao fracasso, aprender com os erros e recomeçar da maneira que julgar mais correta até alcançar o resultado desejado . É o que eu chamo de Ciclo Empreendedor do Sucesso.

O que você aprendeu ao ler este artigo:

  • Empreendedores não nascem prontos. Você pode aprender a empreender;
  • Empreender sozinho é possível, mas empreender em equipe é melhor;
  • O Empreendedor não precisa ser o mais inteligente. Precisa ter foco e dedicação;
  • O carisma não é uma característica decisiva para empreender com sucesso;
  • Correr riscos controlados é melhor que simplesmente correr riscos;
  • A auto-disciplina é uma arma poderosa para o empreendedor de sucesso;
  • O empreendedor deve aprender com seus fracassos para obter o sucesso (Ciclo Empreendedor do Sucesso).

Se você achou que a leitura deste artigo fez algum sentido pra você, lhe ajudou de alguma forma ou caso queira contribuir com alguma informação, deixe um comentário abaixo e se possível compartilhe com seus amigos.